USA Radio
Elko, Nevada

Nevada: viva como um caubói nas suas próximas férias

Por Fatima Von


Quando era criança, você sonhava em ser um caubói, galopando em um lindo cavalo por espaços abertos sem fim? Aposto que você até se vestia como um. Em Nevada, eu me lembrei dos meus sonhos de criança e finalmente tive a chance de realizá-los: montanhas, belíssima natureza e, claro, cavalos reais – e até caubóis reais!

Em cima do Lamoille Canyon

Não muito distante da cidade de Elko, no nordeste de Nevada, eu visitei o Lamoille Canyon, o maior vale glacial das Ruby Mountains. Uma espetacular estrada sinuosa de 18 quilômetros de extensão circunda o pico mais alto, o Ruby Dome, que atinge 3.471 metros. Além disso, há várias trilhas curtas e interessantes que podem ser facilmente acessadas pela estrada. Mais de uma vez eu parei para fotografar as idílicas cenas que muitos chamam de "Grand Canyon de Nevada".

Uma selaria e uma reunião de caubóis

Minha próxima parada é no centro de Elko, onde Joseph Capriola fundou, em 1929, a selaria J.M. Capriola Co., vendendo selas que até hoje continuam sendo feitas à mão. Uma estreita e íngreme escada leva até a oficina e o museu lá em cima, onde o odor do couro preenche todo o recinto. Eu fiquei assistindo a um artesão entalhar o couro, admirando a paciência e o cuidado necessários a essa arte.

Do outro lado da rua, em frente à selaria, está o Western Folklife Center, que promove a vida rural tradicional. O evento-símbolo desse centro é o National Cowboy Poetry Gathering, repleto de música, arte e literatura. Eu fiquei muito impressionada com a exposição, que apresentava e preservava as ilustrações de jovens caubóis. Igualmente convidativa é a encantadora loja de presentes, com uma boa variedade de livros, músicas, bijuterias e cerâmicas.

Gastronomia local genuína em Elko

Antes de ir embora do centro de Elko, avistei a lanchonete 2 Dames & a Deli e percebi como estava com fome. Os sanduíches e paninis acertaram em cheio. Meu panini estava muito saboroso e fresco, e as duas "damas" do nome do restaurante são muito simpáticas e divertidas.

Para o jantar, escolhi o conhecido Star Hotel, famoso pela gastronomia basca. Há uma grande comunidade basca em Nevada, estabelecida no início do século XX, vinda da região europeia da fronteira entre Espanha e França. O clima animado e alegre do restaurante se deve aos vários habitantes da região que comem por lá. As deliciosas refeições são servidas em travessas para que todos que estiverem com você possam provar os vários pratos.

História da migração para o oeste dos Estados Unidos

Minha próxima parada, o California Trail Interpretive Center, bem próximo de Elko, é um museu muito informativo. Exposições interativas apresentam a migração para o oeste que aconteceu nos EUA de 1841 a 1869, até a conclusão da rodovia transcontinental. A jornada árdua e incerta dos pioneiros que queriam tentar a sorte na Califórnia e a interação com os indígenas nativos é simulada com brilhantismo aqui. Quando os simpáticos funcionários vêm cumprimentá-lo, você consegue sentir na mesma hora o entusiasmo e a dedicação deles ao museu.

Eu sempre imaginei que a vida dos caubóis seria muito mais fácil e romântica. Nunca pensei que eles tinham que enfrentar diferentes condições climáticas! Bem, em algum momento acho que você simplesmente amadurece. Mas o vasto espaço aberto e o espetacular cenário de Nevada vão muito além dos meus sonhos de criança.

Para mais informações, visite:

Nevada Commission on Tourism

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar