USA Radio
Ely, Minnesota

Boundary Waters Canoe Area Wilderness

Reme durante dias, semanas, até meses


Mais de 1.000 lagos, que variam de 4 a 4.000 hectares cada, estão espalhados pelas florestas de pinheiros, ao longo da fronteira entre Minnesota e Ontário. No lado de Minnesota ficam 400 mil hectares de terras protegidas, conhecidas como Boundary Waters Canoe Area Wilderness, a maior reserva natural dos EUA a leste das Montanhas Rochosas. O Quetico Provincial Park abrange mais de 485.000 hectares contíguos. É uma vastidão de lagos naturais quase incompreensível, com mais de 1.930 quilômetros de rotas mapeadas de canoa e nenhuma estrada. Livre de carros, em grande parte livre das lanchas, até mesmo em grande parte livre de aviões no espaço aéreo acima, a BWCAW é verdadeiramente um lugar que parece intocado pelo tempo.

Para canoístas, a região de Boundary Waters é uma atração irresistível. Você pode remar e transportar (levar a canoa por terra para o lago seguinte) durante dias, semanas, até meses, acampar nas margens de um lago diferente a cada noite, pescar lúcio fresco em suas águas cristalinas para o jantar. (A profusão de peixes na região também inclui robalo e truta-de-lago.) Por muito tempo, o labirinto de canais foi usado pelo Ojibwa, e depois pelos comerciantes de peles franceses, holandeses e ingleses do século XVII.

Remadores e pescadores fazem de Boundary Waters, a área natural mais usada no país. No entanto, um sistema de autorização rigoroso e a vastidão da área rapidamente dispersam a multidão que, às vezes, acumula-se nos pontos de entrada designados; depois de chegar à região natural, é mais provável encontrar alces, mergulhões — e às vezes lobos — do que humanos.

A região natural do norte de Minnesota é o único lugar nos EUA continental onde o lobo oriental não foi exterminado na década de 1930. Hoje, mais de 2.000 lobos ainda rondam pelas florestas da região. Saiba mais no Centro Internacional do Lobo, em Ely (pronuncia-se EE-lee), repleto de exposições sobre o comportamento do lobo e uma variedade programas executados por naturalistas. Seu destaque é a ‘alcateia’ de quatro lobos, todos nascidos em cativeiro, que vive em uma área de 0,5 hectare, próxima ao centro e muitas vezes podem ser vista através de grandes janelas de visualização. 

Ely, com 4.000 habitantes, é base para todos os tipos de serviço, desde aluguel de equipamento básico até excursões de canoa totalmente equipadas, com duração de uma semana, em áreas isoladas. Quando chega o inverno, Ely torna-se o centro dos trenós com cães. Em Wintergreen Lodge, o renomado explorador polar, Paul Schurke, oferece passeios em trenós puxados por cães com camping ou com acomodação em pousadas, pelos lagos e florestas congelados de Boundary Waters.

Depois de várias noites nas áreas isoladas, desfrute de uma estadia no Burntside Lodge. Belas cabanas de madeira, solidamente construídas por artesãos locais especializados, aninham-se no bosque, neste resort do início do século XX, à beira do lago. O Burntside é especialmente procurado por sua excelente cozinha e carta de vinhos, um prazer inesperado nesse local remoto. 

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar