USA Radio
Houma, Louisiana

Houma, Louisiana: natureza, fazendas e história

Por Vange Tapia


Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve o nome do fascinante estado da Louisiana? Talvez você pense em sua deliciosa comida e na música famosa. Mas, aqui em Houma, localizada pouco mais de uma hora a sudoeste de New Orleans, você também pensa nos pântanos. Houma é a capital dos pântanos e brejos, sendo conhecida como o Bayou Country da Louisiana.

Entendendo a natureza

Meu dia começou com um passeio de barco do Annie Miller's Son's Swamp and Marsh Tour. Fizemos uma excursão pelos brejos, cuja paisagem é decorada pela diversificada vegetação de barba-de velho e cipreste, e a rica fauna de jacarés, lontras, garças e outros, enquanto navegávamos pelos canais, pântanos e brejos.

Um pouco mais tarde, o Bayou Terrebonne Waterlife Museum, que mostra a dependência da região dos setores de pesca e de transporte aquático, e as maravilhas da natureza dos brejos do sudeste da Louisiana reforçaram tudo o que aprendi no passeio pelos pântanos. Agora sei a diferença entre um brejo, um pântano e um canal natural; os canais naturais consistem em ramificações de um rio, mas com uma corrente bem lenta.

Pude tocar em alguns jacarés com segurança e entender sua reprodução e seu comportamento na Greenwood Gator Farm. Alguns desses amigos com presas são criados e depois libertados, e outros permanecem na fazenda para reprodução.

As residências e fazendas inesquecíveis de Houma

Um outro ponto de referência da região é a Ardoyne Plantation, possivelmente o maior e mais elaborado exemplo que restou de arquitetura gótica vitoriana rural. Ela serviu como locação para vários filmes e também conserva grandes tesouros de seus proprietários originais, pois a sexta geração da família ainda vive nessa residência histórica. Na hora de partir, fui encaminhada à porta com um delicioso praliné caseiro, um doce da Louisiana herdado dos franceses, bem parecido com o que é conhecido no México como “doce de leite”.

Também estive no Southdown Plantation House and Terrebonne Museum. Formado pela mansão senhorial de uma fazenda de açúcar do século XIX, os alojamentos dos escravos e uma loja de presentes, Southdown oferece ótimos tours guiados a cada hora. Fiquei encantada com a história da residência e de seus moradores, que transparece nos objetos bem preservados por todo o prédio. Também foi interessante saber que o engenho de açúcar de Southdown foi o último engenho em funcionamento em Terrebonne Parish, fechado em 1979 como sinal do fim do estrondoso setor açucareiro da região. Southdown Plantation também é local de uma feira de arte e artesanato semestral bastante popular.

O Regional Military History Museum

Fizemos mais uma parada em minha visita a Houma, que realmente deu vida à região para mim. O Regional Military History Museum trata tanto da história militar quanto da educação; os voluntários são veteranos de guerra ansiosos por compartilhar suas experiências e seu conhecimento, e as exposições mostram uma imagem do passado por meio de objetos e réplicas cuidadosamente preparados. Essa visita, aqui em Houma, foi inesperadamente fascinante.

O sudeste da Louisiana é rico em diversão e entretenimento; não é nada difícil encontrar restaurantes e lojas em Houma, basta conferir o Martin Luther King Boulevard Shopping District.

Quando vier a Houma, não deixe de vivenciar o que os moradores chamam de "joie de vivre" ou “joy of life” (alegria de viver).

Para mais informações, visite:

Houma Area Convention & Visitors Bureau

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar