USA Radio
Eunice, Louisiana

Música Cajun

Acompanhe com os pés a música cajun e zydeco


A comunidade amigável, em grande parte agrícola, de Eunice é o centro que nutre a música Cajun e zydeco da Louisiana. Suas variações viciantes saem de locais descontraídos inigualáveis da região e de vários festivais ao longo do ano.

As músicas cajun e zydeco compartilham algumas semelhanças, e ambas são originárias dessa parte do mundo. A música cajun originou-se com os colonos acadianos que ocuparam o sudoeste da Louisiana durante o século XVIII, e quase sempre é cantada em francês. As origens da zydeco remontam aos meeiros, escravos e agricultores afro-americanos da região durante meados do século XIX. Cada forma tinha uma influência considerável sobre a outra, e alguns dos mesmos instrumentos são usados em ambas (especialmente o acordeão de esteio), mas a música cajun possui mais semelhanças com as músicas folclóricas francesa e europeia, enquanto a zydeco aproxima-se do blues, da música afro-caribenha e do r&b.

Um dos melhores lugares para aprender sobre a música e o patrimônio histórico dos cajuns é o Centro Cultural Prairie Acadian (parte do Parque nacional histórico e de preservação Jean Lafittee), no centro de Eunice. Esse impressionante museu contemporâneo abriga concertos cajun e zydeco em seu teatro, oferece demonstrações da cozinha cajun e tem exposições sobre a música, o artesanato e a agricultura locais.

A noite de sábado em Eunice significa somente uma coisa: o show de variedades para toda a família "Rendezvous des Cajuns", melhor descrito como a versão cajun do Grand Ole Opry. Ele é transmitido ao vivo pela rádio local do Liberty Center for the Performing Arts, um antigo teatro de vaudeville da década de 1920. O "Rendezvous" de hoje em dia apresenta zydeco e bandas cajun, com os habitantes locais dançando abaixo do palco e as animadas piadas, receitas e histórias do anfitrião, faladas em uma mistura de cajun e inglês. Após o show, siga para o Nick’s, na Second Street, um animado bar e grill da década de 1930, com pé-direito alto, onde a música ao vivo continua e se sevem ótimas refeições cajun.

Logo depois do Eunice, no Savoy Music Center, as "jam sessions" de sábado de manhã atraem músicos conhecidos e desconhecidos há décadas. O proprietário da loja de música, Mark Savoy, confecciona acordeões cajun, e todos os fins de semana ele e seus companheiros mostram como eles devem ser tocados. Não muito longe, no minúsculo Mamou, um programa de rádio de música ao vivo nas manhãs de sábado leva todos ao Fred’s Lounge. O lugar sempre enche de convivas desfrutando cerveja no café da manhã e alguns das melhores músicas cajun tocadas ao vivo da Louisiana.

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar