Este website usa Cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Saiba mais sobre como usamos os Cookies.

x
OK
USA Radio
Iowa

Os Effigy Mounds

Faça um passeio meditativo por entre obras de arte dos povos antigos


Há mais de mil anos, os índios das florestas do leste subiram em um penhasco com picos e rochas sobre o rio Mississippi e, cesto por cesto cheio de terra, começaram a esculpir uma procissão de 10 ursos ao longo da paisagem, um trabalho que levou mais de 500 anos para ser completado. Embora os montes cobertos de grama tenham apenas alguns metros de altura, são bem grandes e mais bem percebidos do alto. Estendendo-se por cerca de 400 metros, ‘The Marching Bears’ é o maior e mais refinado grupo de montes em formato de animal (conhecidos como Effigy Mounds - montes de efígies) do país, razão pela qual o local foi declarado Monumento Nacional, em 1949.

Os ‘Mound Builders’ (construtores de montes) é um nome geral dado a muitas culturas indígenas que, durante um período de milhares de anos, construíam montes de uma variedade de tamanhos e formas e para diferentes finalidades. Esta cultura abrangia uma vasta área, dos Grandes Lagos até o Golfo do México, do Vale do Rio Mississippi até os Apalaches. Construídos entre 600 d.C. e 1.200 d.C., havia um número aproximado de 10.000 montes só no nordeste de Iowa, no início do século 20, mas menos de 1.000 e apenas 65 efígies sobreviveram, depois do avanço do progresso, sobretudo da agricultura, estradas e outros desenvolvimentos de uma época em que não eram valorizados nem compreendidos.

O Effigy Mounds National Monument, com 1.022 hectares, contém 206 montes, 175 deles com formas geométricas, como cones ou retângulos, e 31 em formato de animais, principalmente ursos e aves. Muitos dos montes cônicos daqui são locais de sepultamento, e é contra a lei perturbá-los, mesmo que para fins arqueológicos. Um local altamente espiritual, este ponto de peregrinação para os descendentes de índios é mais bem experimentado com uma caminhada meditativa pelos 23 km de trilhas. ‘Os Marching Bears’ podem ser avistados apenas depois de uma subida íngreme até o topo de um morro, e mesmo assim é necessário usar a imaginação para conceber o seu tamanho, forma e significado completos. Pare no Centro de Visitantes para ver fotos aéreas que ilustram as formas e a beleza desta arte de povos antigos.

Localizado na isolada região nordeste de Iowa, os Effigy Mounds constituem uma parada na Great River Road, uma rede de 4.800 quilômetros de estradas federais, estaduais e municipais que correm paralelas ao rio Mississippi, nos seus dois lados, do Canadá ao Golfo do México. Embora quando pensamos em Iowa o que nos vem à mente seja o milho, e não o peixe-espátula, na verdade o estado possui uma rica cultura fluvial que pode ser explorada no Dubuque’s National Mississippi River Museum and Aquarium.

O bagre azul gigante, o peixe-jacaré e o peixe-espátula vivem aqui, e exposições interativas permitem que você entre em um rebocador de balsas ou uma jangada de toras flutuantes, como aquela que deu fama a um certo Huck do Missouri. Fora dos canteiros navais, você poderá visitar barcos de época, como o marco nacional William M. Black Steam Dredge Boat. Um passeio pelas terras alagadas sobre passarelas de madeira revelam um cenário atemporal ao longo do Mississippi, onde tartarugas banham-se de sol em troncos e socós delicados espreitam nas margens.

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar