USA Radio
Guam

Fiesta tradicional em Guam

Experimente o encontro de culturas em uma mesa de fiesta Chamorro.


O território dos Estados Unidos de Guam é a maior ilha da Micronésia e também o principal destino turístico da região. Anualmente, Guam recebe mais de um milhão de turistas atraídos pelo sol sempre presente, belas praias, ótimos lugares para mergulho e campos de golfe de classe internacional. O principal distrito turístico de Guam é Tumon, onde se encontram resorts de luxo e shoppings de alto padrão, e também redes de lojas norte-americanas como Hard Rock Café e TGI Fridays.

Uma caminhada por Tumon pode lembrar o visitante de Waikiki no Havaí, mas aventure-se para além da zona turística principal e você encontrará uma cultura única, moldada pela herança indígena dos Chamorro de Guam, anos de colonialismo espanhol, uma breve ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial e mais de um século de influência americana. As culturas se encontram em toda a ilha, mas talvez em nenhuma parte ela é mais evidente do que em uma mesa de fiesta tradicional. Lá, você experimentará a magia da cozinha Chamorro, uma fusão dinâmica de sabores e texturas de todo o mundo.

As fiestas são realizadas quase todo fim de semana para comemorar os feriados dos santos padroeiros da vila, herança da fé católica trazida para Guam pelos espanhóis no século XVI. A maioria das fiestas comemorativas são patrocinadas por igrejas e famílias locais, mas os turistas podem organizar visitas por meio de agentes turísticos e do Guam Visitors Bureau. Uma fiesta quase sempre começará com uma missa na igreja, seguida de procissão através da vila e continuará com atividades culturais com apresentações de música e danças tradicionais. E, por certo, os pratos típicos.

Uma mesa típica da fiesta pode ter arroz vermelho, com semente de colorau; fina denne, condimento à base de molho de soja com vinagre e cebola; titiyas ou tortilhas, feitas de milho ou farinha; keleguen, uma carne como ceviche ou prato de frutos do mar temperado com limão e pimentas e churrasco marinado em molho de soja, alho e os ingredientes secretos do chef. Você encontrará também produtos importados como lumpia (pastéis primavera) das Filipinas, sashimi japonês, leitão espanhol e até mesmo baldes de Kentucky Fried Chicken norte-americano.

Oficialmente um território não-incorporado dos Estados Unidos, os 751 quilômetros quadrados de Guam possuem uma população de aproximadamente 180.000. A ilha também é a residência fixa de considerável presença militar, com bases da marinha e força aérea ocupando quase um terço do total da ilha. Localizada no meio do Oceano Pacífico, loco acima da linha internacional de data, Guam fica há cerca de três quartos da distância entre o Havaí e as Filipinas, justificando o slogan da ilha: ‘Onde o dia da América começa’.

Tópicos: Mergulho, Golfe, Guam, Pacífico
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar