USA Radio
Geórgia

A Trilha Apalache

Caminhe um trecho de uma das trilhas mais populares do país


Nascido em Shirley Center, Massachusetts, em 1879, Benton MacKeye foi um naturalista, um dos primeiros funcionários do Forest Service americano e um homem que pensou grande. Em 1921, temendo que o ritmo de vida urbano-industrial ao longo da orla oriental estava comprometendo a sanidade mental das pessoas, ele propôs uma trilha que seguiria desde o ponto mais alto da Nova Inglaterra até o ponto mais alto do sul, com campos incultos ao longo do caminho.

Os acampamentos nunca foram construídos, mas a trilha apalache foi: seu último trecho foi aberto em 1937. Hoje, entre três e quatro milhões de pessoas fazem caminhadas ao longo de uma parte da trilha a cada ano, enquanto 500 a 600 ‘through-hikers’ completam o trajeto inteiro de 3.500 quilômetros, da Springer Mountain, na Geórgia, ao Mount Katahdin, no Maine—, uma jornada de cerca de cinco milhões de passos, atravessando 14 estados, oito florestas federais e seis parques nacionais.

A maioria dos through-hikers viajam para o norte, partindo da Springer Mountain em março ou início de abril e terminando no Monte Katahdin em setembro. A primeira etapa da caminhada na região selvagem e isolada segue através da Floresta Federal de Chattahoochee, nos Apalaches Meridionais, perto de Dahlonega. A trilha, em seguida, atravessa a fronteira entre o Tennessee e a Carolina do Norte, com mais de 70 quilômetros dentro do Great Smoky Mountains National Park. Um quarto completo da trilha (875 quilômetros) atravessa Virgínia, incluindo 172 kilômetros através do Shenandoah National Park, conhecido por suas belíssimas paisagens e uma excelente opção para quem quer fazer apenas uma parte da trilha. O trecho de West Virginia tem apenas 3.200 metros de comprimento, mas, ironicamente, o Harpers Ferry, estadual, é onde está situada a sede da Appalachian Trail Conservancy. Em Maryland, a trilha segue por 41 quilômetros através do Potomac River e ao longo do Chesapeake e Ohio Canal.

Assim que adentrar a Pensilvânia, você terá percorrido mais ou menos a metade do caminho, avançando por trilhas fáceis na Michaux State Forest e no Cumberland Valley, e depois cruzando o Susquehanna River e começando uma rota dura e pedregosa para o nordeste ao longo da borda oriental das Alleghenies. Em Delaware Water Gap, a trilha entra em Nova Jersey, passando através do High Point State Park e, em alguns lugares, propiciando vistas para o horizonte de Manhattan. O trecho de Nova York inclui o popular Harriman-Bear Mountain State Park, que foi a primeira parte concluída da trilha, em 1923. A partir daqui é tudo Nova Inglaterra, com uma curta passagem de 80 quilômetros pelos pitorescos Taconic Range e Housatonic River Valley em Connecticut. No oeste de Massachusetts, a trilha segue através das belas Berkshire Mountains e para o interior de Vermont, onde ela se aproxima da faixa das árvores em Killington e Stratton. Em New Hampshire, o destaque são as rudemente magníficas White Mountains, uma parte extenuante que atrai mais caminhantes do interior que qualquer outra parte da trilha. Em Maine, as coisas ficam ainda mais difíceis, com o trecho final de 452 kilômetros, considerado o mais difícil ao longo de toda a rota, com terrenos traiçoeiros, tempo imprevisível e muitos trechos alagados. O trecho mais ao sul do estado inclui uma escalada de 1.600 metros entre as pedras, fendas e cavernas enormes do Mahoosuc Notch, e depois disso uma linha reta ao norte, ao longo da famosa ‘Hundred Miles’, um área isolada de montanhas, lagos e florestas entre Monson e o pico de Katahdin — e ponto final.

Essa ideia de viagem pode ser encontrada em:

1.000 lugares para ver nos Estados Unidos & no Canadá antes de morrer©

Para informações completas sobre os locais mencionados aqui, além de muitas outras ideias de viagens nos Estados Unidos, veja o best-seller de Patricia Schultz.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar