USA Radio
Columbia County, Flórida

Suwannee River Valley: descobrindo o “outro lado” da Flórida

Por Heike Bachmann


Você sabia que há uma região longe das praias e dos parques temáticos da Flórida onde você encontra uma natureza inexplorada e a maior concentração de fontes de água doce do mundo? Combine isso com uma cultura rica e eventos divertidos e você estará no Suwannee River Valley, localizado na parte norte do chamado Sunshine State. Recentemente, percorri esse tesouro escondido e imediatamente me apaixonei pelo “outro lado” da Flórida!

Descendo o Ichetucknee River em boias pela natureza

Se você só tem tempo para uma atividade, alugue uma boia e flutue pelo Ichetucknee, um rio com cenários deslumbrantes alimentado por uma nascente de água doce tão linda e rara que, em 1972, foi declarada National Natural Landmark. E com bons motivos: Ao ver a água cristalina do Ichetucknee pela primeira vez, você vai querer cair nela imediatamente. Felizmente, isso é possível! Mas eu recomendo experimentar as boias, para que você possa observar a incrível vida selvagem que habita as deslumbrantes sombras dos cipós e brejos do Ichetucknee. As boias podem ser alugadas de forma conveniente de fornecedores privados fora do parque.

Explorando o Suwannee na Wilderness Trail

O centro dessa região é o famoso Suwannee, o último rio em estado natural da Flórida. O acesso à espetacular Suwannee River Wilderness Trail é feito pelo Suwannee River State Park. Você pode explorar o Suwannee e o parque estadual remando ou a pé, graças às diversas opções de trilhas. Meu sonho é voltar e embarcar em uma excursão de vários dias, passando a noite no exclusivo River Camps, onde só se pode chegar de barco ou pelas trilhas de caminhada. Esse acampamento oferece chuveiros quentes e vestiários, mas possibilita vivenciar o Suwannee à noite, dormindo em plataformas elevadas protegidas por telas.

Stephen Foster Folk Culture Center State Park

Quando disse à minha família que estava indo para o Suwannee River, minha mãe logo começou a cantarolar: “Way down upon the Suwannee River…” Embora a letra e a música sejam conhecidas no mundo inteiro, poucas pessoas sabem que elas têm origem no hino do estado da Flórida, “Old Folks at Home”, composto por Stephen Foster. Também chamado de “pai da música americana”, ele é homenageado no Stephen Foster Folk Culture Center State Park, em White Springs. Nesse lugar, você conhece as famosas músicas de Foster no encantador museu e as ouve tocando na torre do carrilhão de 97 sinos, o maior instrumento de sinos tubulares do mundo!

Eu adorei caminhar pelas lindas trilhas e visitar a Craft Square, onde os moradores locais fazem demonstrações de trabalhos de ferraria, vitral e outros artesanatos históricos da região. Em minha próxima viagem, espero participar do Florida Folk Festival, que ocorre todos os anos no último fim de semana de maio.

Ótimas bandas no Wanee Music Festival

Todos os anos, em abril, fãs de todo o mundo vão para o Wanee Music Festival, realizado no Spirit of the Suwannee Music Park em Live Oak. Organizado anualmente pelos Allman Brothers, durante três dias o festival apresenta mais de 40 bandas em palcos diferentes. Com vendedores coloridos, milhares de fãs satisfeitos, ótimos locais para acampar e barracas de comida, a experiência do evento é inesquecível. Também há cerca de uma dúzia de outros festivais de música importantes que ocorrem durante todo o ano no parque – caso sua visita não coincida com o Wanee.

Quando lembro da minha viagem para Suwannee River Valley, na Flórida, não sei do que gostei mais: explorar a natureza inexplorada, conhecer a cultura da Flórida ou aproveitar a sensação de tranquilidade de Wanee. O que sei é que a verdadeira Flórida está aqui – do “outro lado”!

Para mais informações, visite:

Official Columbia County Travel Information

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar