USA Radio
Samoa Americana

Viaje no estilo samoano

Experimente a cultura única de um paraíso tropical


Localizado no sudoeste do Oceano Pacífico, a meio caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia, o arquipélago samoano tem sido habitado por mais de três milênios — mas os europeus só o "descobriram" no século XVIII. No final do século XIX, a Samoa foi dividida, e os Estados Unidos absorveram a parte oriental. A Samoa Americana é um território, não um Estado, constituído por cinco ilhas (Tutuila, Anu'u, Ofu, Olosega e Ta'ū) e dois atóis de coral (Rose e Ilhas Swains); a capital é Pago Pago.

Então, por que você faria o voo de cinco horas do Havaí (ou o voo de meia hora de Samoa)? Porque o clima é maravilhoso, com temperatura média de 28 graus durante o ano todo, e água ainda mais quente. Além disso, as ilhas são extremamente preservadas—90 por cento da terra permanece coberta por uma floresta tropical. O Parque Nacional da Samoa americana—em Tutuila, Ofu, Olosega e Ta’ū—mantém o ambiente preservado, ao mesmo tempo que oferecem às pessoas a chance de desfrutá-lo. Em terra, isso significa passear nas praias, fazer caminhadas na floresta tropical e apreciar as vistas para Cliffside, explorar sítios arqueológicos e cenários da Segunda Guerra Mundial, percorrer estradas panorâmicas, visitar vilarejos distantes e escalar a Montanha Lata. Na água, como você pode imaginar, o mergulho é magnífico. O parque nacional possui mais de 800 peixes nativos. Você também pode fazer um passeio de barco até o Santuário Marinho da Baía de Fagatele, onde pode nadar com golfinhos, tartarugas marinhas, polvos e muitas outras espécies. No outono, as baleias-jubarte tendem a parar em Samoa para acasalar. Visitar o santuário marinho é gratuito, mas você tem que fazer o check-in com o Sr. Asuemu Fuimaono antes de se aventurar.

Este último detalhe diz muito sobre a Samoa Americana—as ilhas têm sua própria maneira de fazer as coisas, e essa idiossincrasia pode ser a melhor razão para fazer a viagem. O princípio fundamental deFa’a Samoa, o jeito samoano, é que todos em uma família têm responsabilidades, não sendo menos importante do que osmatai, ou chefes. Os samoanos são profundamente religiosos,—cristãos, para sermos mais precisos. Muitas aldeias têm a oração da noite, durante a qual não se deve estar fora, e a maioria dos negócios fecha aos domingos. Trajes adequados são necessários em todos os lugares, e quanto mais o seu maiô cobrir quando estiver na praia, melhor. (Quando não estiver na praia, você sempre deve vestir roupas sobre seu traje de banho.)

A melhor maneira de compreender Fa’a Samoa é ficar na casa ou "fale" de uma família, o que não é tão difícil de organizar quanto parece, graças ao programa de hospedagem do Parque Nacional. Seus anfitriões lhe ensinarão os costumes locais — tais como sempre tirar seus sapatos antes de entrar no "fale" — e você também pode aprender a pescar como um samoano ou a fazer artesanato samoano. Mesmo se optar por ficar em um hotel, você irá interagir com os habitantes locais: a indústria do turismo é inteiramente dominada por samoanos.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar