USA Radio
março 11, 2016

Destaques da nossa viagem pelos estados do sul


A região sudeste dos Estados Unidos, também chamada de "O sul", transpira personalidade. Ela está na riqueza da sua gastronomia, em pratos como a paleta suína defumada ou o presunto curado, e na alma da sua música. O local é a terra natal do blues e de Elvis Presley. As cidades parecem monótonas, mas não se deixe enganar. Os estados do sul exercem sua influência em todo o mundo.


Museu e Biblioteca Presidencial William J. Clinton — Little Rock, Arkansas

Bill Clinton, nascido em Arkansas, foi presidente dos Estados Unidos de janeiro de 1993 a janeiro de 2001, e muitas das exposições realizadas em sua biblioteca e seu museu retratam eventos contemporâneos. Além de aprender mais sobre a vida do presidente, nesse local podemos reviver alguns acontecimentos da nossa própria vida que tenham ocorrido no mesmo período. Localizado em Little Rock, Arkansas, bem no interior da região sul, esse museu de vidro em formato de ponte é uma maravilha arquitetônica.

Buckstaff Bath House no Parque Nacional de Hot Springs — Hot Springs, Arkansa

Apenas 141 km a oeste de Little Rock, as pessoas que passam pela região relaxam nas águas minerais termais naturais da Buckstaff Bath House no Parque Nacional de Hot Springs, desde 1912. Obviamente, nós também paramos para aproveitar e relaxar. Não é possível fazer reservas, mas a casa de banho oferece todos os itens e as toalhas necessárias para uma massagem sueca ou uma sequência de banho de banheira a 38 °C, aplicação de toalhas aquecidas, banho de assento e enxágue refrescante em um chuveiro com diversos jatos d'água. 

A Encruzilhada: cruzamento das estradas Highway 49 e Highway 61, próximo a Clarksdale, Mississipi

Passamos por muitos cruzamentos de estradas na nossa viagem pelos estados do sul, mas apenas um deles é conhecido como "A Encruzilhada": onde as estradas Highway 49 e Highway 61 se cruzam, local onde Robert Johnson supostamente vendeu sua alma para o diabo para tornar-se um proeminente músico do blues em todo o mundo. O local fica nos arredores de Clarksdale, Mississipi e é marcado por uma placa azul em formato de guitarra. Nenhum de nós aproveitou para vendar a alma, mas alguns se arrepiaram por visitar um local tão importante para a história da música.

Rowan Oak — Oxford, Mississipi 

A casa da família de William Faulkner, ganhador do prêmio Nobel, serviu de inspiração para muitas das famosas obras do escritor. O local fica em Oxford, Mississipi, 103 km a leste de Clarksdale. Fizemos uma excursão pela casa e pelo terreno da Rowan Oak, uma propriedade perfeitamente sulista. O antigo escritório de Faulkner conta inclusive com o esboço manuscrito da premiada obra "A Fábula".

Local de nascimento de Elvis Presley — Tupelo, Mississipi

Mais 88 km a leste e chegamos ao local de nascimento de Elvis Presley em Tupelo, Mississipi. O local fica próximo à famosa propriedade Graceland do cantor em Memphis, mas ficamos impressionados com a distância que ele teve de percorrer para chegar até lá: o rei nasceu em uma pequena casa de dois quartos. A casa foi restaurada e pudemos visitá-la. 

Brown Chapel AME Church — Selma, Alabama

No centro de Alabama, Selma e sua Brown Chapel AME Church foram o ponto de partida das marchas pelo direito ao voto para os afro-americanos, em 1965. Essas marchas ajudaram a forçar o governo dos Estados Unidos a aprovar uma lei protegendo esses direitos, mas uma deles resultou em reação violenta da polícia. Como a igreja continua em funcionamento, pudemos visitá-las e presenciar os moradores locais rezando nesse local tão importante para a história.

USS Alabama Battleship Memorial Park — Mobile, Alabama 

Esse parque, localizado na Costa do Golfo, no Alabama, conta com um acervo de aeronaves militares, um submarino e o encouraçado USS Alabama, que navegou pelo Oceano Atlântico e pelo Oceano Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Ficamos impressionados com o tamanho do navio, que tem 207 metros de extensão.

Passeio de caiaque no Refúgio Nacional de Vidas Selvagens Bon Secour — Guf Shores, Alabama 

Havia muito a explorar no Refúgio Nacional de Vidas Selvagens Bon Secour. Localizado a oeste de Gulf Shores, esse refúgio é um habitat de mais de 2.700 hectares para a vida selvagem. Durante o passeio de caiaque pela Little Lagoon, avistamos garças (apenas uma das mais de 370 espécies de aves que residem aqui), tatus e crocodilos.

Cypress Restaurant — Tallahassee, Flórida 

Comemos muito bem em todos os estados do sul pelos quais passamos, mas o jantar no Cypress Restaurant em Tallahassee, Flórida (na parte norte do estado, na região chamada de "Panhandle"), se superou na apresentação dos sabores do sul. O típico "Shrimp and Grits" (camarão com canjiquinha), o prato local de peixe grelhado, a sopa de peixe e a paleta suína defumada foram alguns dos prados locais que adoramos. Ainda bem que reservamos espaço para a sobremesa; o sorve de pêssego servido no local é imperdível.

Passeio de helicóptero em Tallahassee — Tallahassee, Flórida 

Conhecemos uma vista espetacular da capital da Flórida fazendo um passeio com a Tallahassee Helicopters. Decolamos do aeroporto, sobrevoamos o Lake Bradford e o museu de história natural e não deixamos de conferir o impressionante horizonte da cidade. Alguns de nós estávamos apreensivos no começo do passeio, mas já tínhamos relaxado ao final do voo e estávamos ansiosos para a próxima oportunidade de ver tudo de cima novamente.

Confira os lugares que gostaríamos de ter visitado na nossa viagem pelos estados do sul.

Você vai passar mais algum tempo na Flórida? Visite os animais de Everglades Outpost.  

Leia mais sobre essa viagem
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar