USA Radio
junho 22, 2014

Estrada da Costa do Pacífico da Califórnia


Para onde você quer ir e o que deseja saber

Olá, ou Konnichiwa, como dizem nossos companheiros de viagem do Japão. Somos os curiosos (e empolgados!) integrantes da Viagem de Carro pela PCH. Esses são os nossos lugares (e desvios) favoritos, naquela que já se tornou uma aventura épica e pitoresca.

Quando chegamos a São Francisco, o céu estava azul e a PCH significava apenas três letras e algumas histórias que havíamos ouvido sobre a sua paisagem impressionante.

Ao longo dos sete dias seguintes, aprendemos a apreciar o motivo pelo qual essa rodovia histórica é considerada uma das estradas mais icônicas nos Estados Unidos. Independentemente de como você a chame – “Route 1” ou “Highway One”, como é o costume na Costa Norte, ou PCH, à medida que seguimos rumo ao sul - dirigir nessa rodovia costeira é uma experiência emocionante da qual você jamais esquecerá.

Da cidade às falésias e às altas ondas, nossa aventura começou a partir da colorida vida da cidade e dos espetaculares pontos turísticos de São Francisco. Revigorados e inspirados, apontamos nosso GPS para o sul e partimos rumo ao isolado trecho de 90 milhas de extensão, chamado Big Sur.

Aprendemos a amar as praias envoltas em névoa, o aconchego de convidativas acomodações, nos fartando, como verdadeiros nativos, com os abundantes e frescos frutos do mar, com carnes e verduras produzidos localmente, e com a grande variedade de influências culinárias. De taquerias mexicanas às lanchonetes legitimamente americanas de comfort food (comida afetiva) e à cozinha asiática, existem centenas de opções tentadoras e feiras agrícolas espalhadas pela costa, o que a torna um paraíso dos apaixonados por comida. Entre as tantas vezes em que dissemos “Nossa, que gostoso!” aumentamos o volume do rádio do carro (como fez a famosa banda The Beach Boys!) e aproveitamos os pores do sol (para tirar fotos!). A única coisa que não ouvimos durante a descida pelas íngremes falésias até nossa chegada ao glamour do sul da Califórnia foi "Falta muito?"  Por quê? Há tanta coisa a ser vista no caminho: as florestas de sequoias como nos contos de fadas, as brisas das cidades litorâneas, as reservas de vida selvagem e as montanhas que mergulham no Pacífico. No entanto, há alguns destinos memoráveis a serem mencionados.

Entre São Francisco e Los Angeles, absorvemos o charme histórico de Monterey, a luz artística e prateada de Carmel Valley e a elegância da Meca do golfe, Pebble Beach. Programe uma parada nos pontos em que a paisagem se aquieta – onde os ciprestes, os mamíferos marinhos e terrestres e as aves são abundantes - no "maior tesouro" do sistema do Parque Estadual da Califórnia, a Reserva Estadual Point Lobos. Talvez, para nós, um dos “refúgios” mais memoráveis da parte sul de Big Sur foi Ragged Point, logo ao norte de San Simeon. Lá, você pode caminhar uma trilha que desce por uma falésia, torcer para ver leões-marinhos e entrar no Ragged Point Inn, para um almoço digno de um livro de histórias. Não vimos nenhum leão-marinho dessa vez, mas não se preocupe. Se você parar no Parque San Simeon Vista, os elefantes-marinhos (muitas vezes centenas deles) o saudarão com o seu "latido" (e cheiro) característico. Não tenha vergonha de tapar o nariz ao tirar fotos!

É verdade, existem bons vinhos fora da região dos vinhos (Wine Country). Desde o século XVIII, quando os missionários espanhóis plantavam um vinhedo em cada missão que construíam (eles precisavam do vinho para a missa), há um caso de amor entre os vinhos finos e a Califórnia. Muitos viajantes já ouviram falar da região dos vinhos de Sonoma e Napa Valley, ao norte. Nos divertimos muito descobrindo a enorme quantidade de vinhedos que a costa central tem a oferecer. Dos condados de Monterey a Santa Barbara, marcas de propriedade familiar estão florescendo e mantendo essas tradições culturais (além de muito trabalho!) a cada garrafa que produzem. Assim, quer você esteja indo para o vale Santa Ynez, para uma experiência completa em um vinhedo (fizemos amizade com o cachorro da família!) ou passeando por uma das charmosas galerias do centro, é muito provável que você seja convidado a provar o vinho local. Não se esqueça de levantar seu copo e dizer "Cheers!" (“Saúde!”).

Descendo a estrada tortuosa, chega-se à “SoCal” onde se aproveita o sol, as compras e o entretenimento. Entramos na estilosa Santa Barbara, recarregamos nossas baterias em Malibu, repleta de celebridades, e chegamos até o que parece um playground no quintal de Los Angeles - Santa Monica.  Deixando para trás a beleza rústica da PCH, Santa Monica e LA oferecem outro tipo de beleza – o glamour puro. Esse glamour está pode ser visto ao fazer compras no 3rd Street Promenade, ao passar pelas luzes de cinema do Universal Studios e ao tomar uns drinks no restaurante localizado em um arranha-céu, no LA LIVE, no centro. Esse é o lugar para onde vão os sonhadores quando querem ser descobertos. É a última e perfeita cena para encerrar nossa jornada pela PCH.

Quer para viagens diurnas ou pernoites, essa é uma região quente e acolhedora. Isso se dá em parte às ricas influências culturais dos primeiros colonizadores espanhóis e mexicanos: os telhados com telhas vermelhas da arquitetura com estilo das missões, os sabores culinários do Mediterrâneo e o espírito tranquilo. Esse clima descontraído torna o cenário pitoresco ainda mais relaxante. Na verdade, nossos amigos japoneses acharam muito fácil se acostumar com a cultura da região costeira (e muito difícil deixá-la para trás!).

Da próxima vez, exploraremos a estrada e as receitas da Trilha do BBQ do Texas com nossos amigos da Coreia. Visite-nos novamente para saber os detalhes quentes das novidades em slow food (cozimento lento).

Dica de conhecedor
Faça a sua visita durante a estação de observação de baleias – de fevereiro ao início de abril ou de maio a setembro. Se você tiver sorte, talvez possa ver as raras baleias azuis que têm sido avistadas no mar nos últimos anos devido à abundância de lulas e krill, que elas adoram comer.

Você pode ver e saber mais sobre nossas viagens em nossa página Discover America, no Facebook!

E “curta” nossa página para nos seguir.

Leia mais sobre essa viagem
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar