USA Radio
maio 24, 2014

A Rota do Oregon em poucas palavras


Descobrimos como viajar no tempo! Bem, de certa forma. Ao longo de oito dias, viajamos de carro pela histórica Rota do Oregon com nossos amigos britânicos. Das planícies do Missouri até a espetacular costa do Oregon, seguimos os passos dos pioneiros e descobrimos fatos incríveis sobre as origens dos Estados Unidos.

Nossa jornada começou na Biblioteca e Museu Presidencial Harry S. Truman em Independence, Missouri. À medida que percorríamos o museu aprendendo sobre o 33º presidente americano parecia que havíamos voltado aos anos 40. Voltamos ainda mais no tempo até 1880 na Estação Ferroviária Chicago and Alton. Naquele tempo uma passagem para Chicago custava apenas $2! 

Do Missouri, seguimos rumo ao oeste até Topeka, Kansas para visitar o Ward-Meade Historic Site, uma vila de pioneiros restaurada. Tomamos uma xícara de chá enquanto nosso guia (com figurino de época, claro) nos deu uma fascinante lição de história sobre os pioneiros de 1850.  

Um pouco ao norte do Kansas, chegamos ao Parque Estadual Indian Cave em Nebraska. Dentro de impressionantes cavernas, encontramos petróglifos e esculturas pré-históricas que estão preservadas há séculos. Depois, exploramos o Monumento Nacional Scotts Bluff, um importante símbolo para os pioneiros que percorriam a Rota do Oregon. Dedicamos um tempo para aproveitar as impressionantes paisagens a nossa volta antes de seguir para nosso próximo destino: Wyoming. 

Chegando ao Wyoming, visitamos Fort Laramie, uma cidade rural que nos lembrou o Velho Oeste. A cidade era uma importante parada de suprimentos para os pioneiros que enfrentavam as passagens nas montanhas que circundam a área. Nossa última parada em Wyoming foi o Oregon Trail Ruts, um local preservado aonde vimos as marcas reais deixadas pelas rodas das carroças dos pioneiros! No auge do fluxo de pioneiros entre 1841 e 1869, rodas de carroça, animais e pessoas causavam um desgaste de até 2 metros de profundidade na rota. Sentimos como se estivéssemos de volta no tempo! 

Nossos amigos britânicos tiveram uma surpresa quando chegamos ao Gêiser Soda Springs no estado de Idaho. Foi a primeira vez que eles viram um gêiser ao vivo, e ele não decepcionou! Como disse o nosso guia, a fonte “ruge como um dragão furioso” à medida que jorra a uma altura de até 20 metros. Após o estrondoso gêiser, fizemos uma visita às Piscinas Térmicas da Lava Hot Springs Foundation. Que delícia! Sentar nas relaxantes piscinas da fonte foi uma maravilhosa pausa durante nossa viagem. 

No dia seguinte nos sentimos rejuvenescidos e prontos para novas aventuras; então, após visitar um histórico povoado de índios americanos e as cachoeiras Shoshone Falls (difícil crer que a queda é maior do que a das Cataratas do Niágara!), seguimos para o Centro de Visitantes Buzz Langdon para ver as incríveis paisagens do Snake Canyon River Rim. O cenário é espetacular, mas ficamos ainda mais impressionados com os ousados praticantes de BASE jumping que saltavam da ponte! 

O último estado da nossa viagem por terra foi, obviamente, o Oregon. Depois de cruzar a fronteira, seguimos diretamente para o National Historic Oregon Trail Interpretive Center. Adoramos interagir com os painéis digitais que mostravam os vários lugares que havíamos acabado de visitar. De lá, seguimos para Portland, onde nos sentimos como moradores locais passeando de bicicleta pela cidade e aproveitando seus famosos food trucks (veículos adaptados para o preparo de comida). O contraste entre marcos históricos e atividades contemporâneas foi realmente a forma perfeita de encerrar nossa aventura pela Rota do Oregon. 

Obrigado por nos acompanhar por esta viagem no tempo! A seguir, visitaremos as belas paisagens da Costa da Nova Inglaterra.

Leia mais sobre essa viagem
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar