USA Radio
março 9, 2016

Nossas experiências favoritas ao viajar pelos EUA de trem


Levamos 10 dias para viajar quase 5 mil quilômetros de trem pelo sul dos Estados Unidos. Nossa jornada começou nas areias douradas da costa sul californiana, atravessou o cenário desértico do Arizona, percorreu os prados verdejantes do Hill Country no Texas e cruzou os pântanos da Costa do Golfo na Louisiana, chegando aos monumentos históricos de Washington, D.C. e ao Inner Harbor de Baltimore, Maryland.

Ao longo do caminho, tivemos a oportunidade de visitar várias cidades dos EUA – cada uma com personalidade própria. Descobrimos se as coisas são mesmo esquisitas em Austin, como diz o slogan da cidade, "Keep Austin Weird" (Mantenha Austin esquisita); em Santo Antonio cantamos "Remember the Alamo"; e saboreamos pratos da autêntica culinária cajun e creole em New Orleans. Veja a seguir algumas das nossas experiências favoritas durante a jornada de trem que cruzou o país.

Passeio pela Calçada da Fama de Hollywood – Los Angeles, Califórnia

John Lennon, Audrey Hepburn, Alfred Hitchcock, Barbra Streisand. Esses são apenas alguns dos nomes famosos que vimos gravados nas estrelas ao longo da Calçada da Fama de Hollywood. Todo mundo que tem nome no showbiz, seja em filmes, música ou esportes, tem seu lugar garantido nessa icônica calçada de Hollywood. Nós nos divertimos muito procurando as estrelas de celebridades como Humphrey Bogart, Jimmy Stewart e Jennifer Aniston. 

Aventura na montanha-russa – Santa Monica, Califórnia

Antes de irmos embora do sul californiano, fomos buscar um pouco de aventura no pier de Santa Monica. Adentrando o Oceano Pacífico pela costa desta badalada cidade litorânea, o pier abriga o Pacific Park, um parque de diversões repleto de brinquedos, jogos e muito mais.

O Pacific Park tem diversão para visitantes de todas as idades. A única roda-gigante do mundo alimentada por painéis solares se destaca na passarela de madeira, e famílias podem aproveitar para jogar e petiscar tacos e bolos de funil. Mas, para nós, o destaque da parada no Pier de Santa Monica foi brincar na West Coaster. Essa montanha-russa de aço nos levou para quase 17 metros de altura, ultrapassando a borda do píer enquanto as ondas do Oceano Pacífico quebravam abaixo de nós e a névoa salgada refrescava nossa pele.  

Pôr do sol sobre o Rio Colorado – Austin, Texas

Antes de curtir a música ao vivo nos bares que ladeiam a 6th Street em Austin, no Texas, fomos curtir um momento de calma no Rio Colorado. Conforme o dia ia se despedindo, o sol poente espalhava seu brilho sobre as águas encrespadas, refletia nos prédios metálicos do centro e reluzia no histórico domo do Capitólio texano, com estilo neo renascentista italiano.

Cruzeiro pela River Walk – San Antonio, Texas

Abrindo caminho pelo centro de San Antonio, Texas, a histórica River Walk (um passeio que acompanha o rio) é uma das atrações mais concorridas da cidade – e é fácil perceber por quê. Subimos a bordo de um tour fluvial da Rio San Antonio Cruises e partimos rio abaixo, passando por restaurantes com clientes saboreando culinária Tex-Mex abaixo de ombrelones multicoloridos. A música, tocada ao vivo pelos mariachis, ecoava pelo ar.

O passeio nos levou a locais como o Aztec Theater, um teatro a céu aberto onde os espectadores podem assistir a apresentações na beira do rio. Durante todos os 35 minutos do tour, um guia muito bem informado nos presenteou com histórias da cidade.

Curtição com música ao vivo – New Orleans, Louisiana

Assim que saímos do trem em New Orleans, na Louisiana, a cidade escancarou para nós sua cultura incrível e única. Passeando pelo pitoresco French Quarter, onde majestosas construções parecem ter sido colocadas umas sobre as outras, as ruas são cobertas de paralelepípedos e carruagens puxadas a cavalo remetem à história colonial da Big Easy. Nossos ouvidos ouviam com atenção os instrumentos de metal.

O clangor do trompete cortava o ar quente e era complementado pelas notas mais graves do trombone. Não é difícil encontrar música ao vivo em New Orleans, e ficamos muito animados em ter a chance de curti-la em primeira mão.

Deliciosos caranguejos azuis – Baltimore, Maryland

Chegando a Baltimore, em Maryland, a fome já dava sinal. O fim da viagem foi ao sabor típico de Maryland: com uma mesa lotada de caranguejos azuis cozidos no vapor. Quebramos a casca, cobrimos a suculenta carne com manteiga derretida e rememoramos nosso tempo nos trilhos enquanto observávamos barcos pesqueiros balançarem nas águas do Inner Harbor.

Tour pelo National Mall – Washington, D.C.

Depois de uma belíssima viagem de trem cruzando quilômetros e quilômetros de terras cultivadas na Carolina do Norte e vinhedos na Virgínia, fomos esticar as pernas ao longo do National Mall, em Washington, D.C. O espaço verdade com mais de 3 quilômetros de comprimento no coração da cidade liga o Capitólio, em uma das extremidades, até o Lincoln Memorial, na outra.

Ao caminhar ao longo do The Mall, encontramos diversos locais fascinantes. Entre o Capitólio e o obelisco (cujo nome verdadeiro é Washington Monument) ficam 11 museus ligados ao Smithsonian, fizemos uma parada no Museu Nacional de História Americana para ver os sapatos vermelhos de Dorothy, do clássico O Mágico de Oz, e fomos explorar as profundezas do oceano no vizinho Museu Nacional de História Natural. Do outro lado do Washington Monument, não faltou diversão enquanto fazíamos poses para foto ao longo do espelho d'água.

A jornada em si (viagem de trem)

Arrisco dizer que a parte mais memorável da jornada tenha sido a viagem de trem em si. O tempo passado no trem nos expôs a uma incrível diversidade dos EUA. 

Sentados no conforto do vagão com teto de vidro, nos braços do suave e relaxante balanço do trem, fomos testemunhas de paisagens mudando bem na frente dos nossos olhos. Vimos o cenário se transformar de imponentes arranha-céus até desertos áridos, de prados verdejantes até pântanos, de monumentos icônicos até portos pacíficos.

Dizem que o que importa é a jornada, não o destino. No nosso caso, essa foi a mais pura verdade.

 

A febre das cervejas artesanais segue quente no oeste dos EUA. Para conferir de perto esse movimento, faça esta road trip

Quer curtir a cena musical de New Orleans em primeira mão? Comece seu planejamento com este guia para a Big Easy.


Leia mais sobre essa viagem
Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar