USA Radio
agosto 15, 2014

Conhecendo os Grandes Lagos


Olhando num mapa, os Grandes Lagos são uma das características mais marcantes dos Estados Unidos. Juntos, eles têm 20% de toda a água doce de superfície do mundo, estendendo-se como dedos ao longo da fronteira entre EUA e Canadá. Também criam milhares de quilômetros de costa em território americano, sendo a maior parte no estado de Michigan. Como descobrimos em uma viagem recente, viajar por essa costa leva à aventuras inesperadas.

Um exemplo é o Thunder Bay National Marine Sanctuary (Santuário Marinho Nacional de Thunder Bay). Embora a reserva fique ao lado de uma costa em forma de arco com margens cobertas por florestas do lado oeste do Lago Huron, a verdadeira atração aqui está embaixo da água, no que é frequentemente chamado de Shipwreck Alley (Beco dos Naufrágios). Mais de 100 embarcações afundadas pontuam o leito do lago no santuário marinho, algumas datando de centenas de anos. Muitas dessas relíquias estão em águas rasas o suficiente para serem acessadas por caiaque e snorkel. Outras ficam mais longe e requerem transporte motorizado e equipamento de mergulho. Há poucas restrições para visitar os naufrágios e muitas operadoras na área que podem levar você até lá para uma das experiências mais incríveis de todo o país.

Um belo passeio de carro na direção norte leva à Península Superior de Michigan, uma faixa de terra maior que muitos estados americanos, mas uma das mais remotas e menos populosas áreas dos 48 estados contíguos. Você logo verá que a viagem vale a pena, com uma natureza selvagem intocada e oportunidades de aventura tanto na margem sul quanto norte. É nessa última que você encontra a Pictured Rocks National Lakeshore, uma faixa de costa de 67 quilômetros de penhascos de 60 metros e outras formações rochosas impressionantes esculpidas pelos elementos no arenito de tons vibrantes. Pule em um caiaque para remar sob arcos naturais ou calce suas botas para caminhar até cachoeiras e vistas de promontórios. Na Península Superior você tem muita chance de ter tudo isso só para si.

Gostaríamos de agradecer ao National Park Service e ao National Oceanic Atmospheric Administration por tornar esta viagem possível. Para saber mais sobre estes e outros espetaculares parques nacionais dos EUA, visite  www.nps.gov e www.noaa.gov.

Shawn Parkin, Cineasta e Amante da Vida ao Ar Livre



Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar