USA Radio
setembro 12, 2014

Alasca: A Última Fronteira


Qualquer descrição do Alasca fica melhor com uma introdução sobre alguns fatos:

  • É de longe o maior Estado dos EUA, com área mais de duas vezes maior que a do Texas, o segundo maior Estado.
  • O Alasca tem mais quilômetros de costa do que todos os outros Estados juntos.
  • Abriga mais de 100.000 geleiras, três milhões de lagos, 50 vulcões ativos e dúzias das espécies mais icônicas de grandes mamíferos e aves do mundo.
  • Cerca de 65% dos 1.717.161 quilômetros quadrados do Alasca são administrados como terras públicas.

Com base nisso, ao visitar o Alasca, não tenha a ilusão de que conseguirá "ver tudo." Em vez disso, você precisa que aquilo que mais lhe interessa, como fizemos em nossa viagem no mês passado.

Começamos no sudeste do Alasca, uma terra de ilhas e fiordes, montanhas e vias marítimas. A maior parte da região é protegida pela Floresta Nacional Tongass, a maior floresta nacional do país. Um dos seus pontos mais famosos é a Geleira Mendenhall, um curto trajeto de carro ao norte de Juneau, capital do Estado. A geleira é provavelmente mais conhecida pelas cavernas que correm sob o gelo em sua extremidade final. Estas podem ser de difícil acesso, mas pode-se chegar a elas em uma caminhada com um guia.

A oeste de Juneau fica a Glacier Bay National Park and Preserve (Parque Nacional e Reserva de Glacier Bay), que, entretanto, não pode ser acessada por terra. Para chegar lá, você precisará ir de balsa ou de avião. Você desembarcará na pequena comunidade de Gustavus, e de lá são 16 quilômetros até Bartlett Cove e a sede do parque. Ao chegar, suas opções são amplas: Faça um passeio de caiaque no mar, um “mochilão” de uma noite, ou aventure-se em um pico no Fairweather Range. Tudo o que você fizer será numa das paisagens naturais mais impressionantes e belas dos EUA.

Centenas de quilômetros na direção noroeste, na região Centro-sul do Estado, a Cordilheira do Alasca se curva como uma espinha cortando o território. Os trechos com maior elevação são protegidos pelo Denali National Park and Preserve (Parque Nacional e Reserva Denali), tendo o maciço do Denali como ponto culminante, com seus 6.168 m. Contudo, há muito mais neste parque do que a montanha mais alta da América do Norte. A estrada solitária (accessível por ônibus do parque ou de bicicleta) é um dos melhores locais do país para observar a vida selvagem — é o lar de ursos pardos, lobos e renas. Cobrindo mais de quatro mil quilômetros quadrados,você levaria uma vida inteira para explorar todas as trilhas e campings do Denali. E também há pescaria, fotografia, caça, trenó, sobrevoo… não é à toa que o chamam de Última Fronteira.

 

Gostaríamos de agradecer ao National Park Service por tornar esta viagem possível. Para saber mais sobre estes e outros espetaculares parques nacionais dos EUA, visite  http://www.nps.gov/.

 

Yancy e Wyatt Caldwell Cineastas e Amantes da Vida ao Ar Livre


Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar