USA Radio
Nova York, Nova York

A Nova York de Spike Lee

Por Kate Donnelly


O diretor Spike Lee é o primeiro a admitir que a cidade de Nova York é uma propaganda de si mesma. Como nova-iorquino nativo, Lee há muito se delicia com o apelo único da cidade. Lee tem o melhor de dois mundos: Cresceu no bairro do Brooklyn, onde ainda trabalha, e mora em Manhattan. Frequentou a Faculdade de Cinema de Nova York e, pouco depois, filmou seu primeiro longa, She’s Gotta Have It, a história de uma mulher e seus amantes nas ruas do Brooklyn. Ao longo de sua carreira de 35 filmes, ele nunca pensou em trocar Nova York por Los Angeles. Está em boa companhia: “[Martin] Scorsese está aqui, Woody Allen está aqui – eles não se mudaram”, acrescenta.

Seu Brooklyn de origem ajudou a moldar a pessoa que ele é – e costuma ser o assunto de seus filmes, incluindo Faça a Coisa Certa, Uma Família de Pernas Pro Ar e Irmãos de Sangue. Embora o Brooklyn da infância de Spike Lee tenha mudado, ele ainda elogia e dá crédito às pessoas, diversidade e cultura. Lee é rápido em citar nomes de uma lista de talentos legendários do Brooklyn, como o compositor clássico Aaron Copland, o rapper icônico Biggie Smalls, a cantora e compositora Barbara Streisand e o cineasta Woody Allen. Em Manhattan, Lee é um fiel torcedor dos New York Knicks e dos New York Yankees, tomando com frequência o trem para o Bronx (onde os Yankees jogam) e passando bastante despercebido, já que está lotado de torcedores.

A cidade de Nova York é sempre reconhecida em programas de TV, filmes e música, principalmente com a ascensão do Hip Hop. Spike Lee sabe que as pessoas querem ver onde tudo está sendo feito. É claro, Lee ama tudo em Nova York. Ainda assim, sua principal recomendação para os turistas em Nova York? “Se você vier a Nova York, pegue uma bicicleta ou atravesse a pé a Ponte do Brooklyn". Ele adora a clássica vista de Manhattan e a energia mágica da cidade e insiste, “Se puder, antes de deixar este planeta, você tem que vir aqui".

Para mais informações, visite nosso Guia de Nova York.

Bem-vindo ao Descubra a América!

Agora que se inscreveu, você pode guardar ideias de viagem na sua mala.

Comece a explorar

Digite o seu e-mail e nós lhe enviaremos um link para redefinir a sua senha.

Verifique o seu e-mail.

Comece a explorar

A senha da sua conta foi alterada com êxito. Use a sua nova senha para fazer login.

Comece a explorar