Skip to main content
Test Image
View More

Dicas para locação de veículos

Categorias

Informações oficiais de viagem

 

 

1. Avaliação do contrato de locação

Antes de reservar o veículo, leia os termos e as condições da empresa de aluguel com muita atenção. A empresa pode cobrar taxas por coisas como ter motoristas adicionais, ultrapassar a fronteira do estado ou sair do país. Essas taxas podem não estar incluídas no custo do aluguel.

Se estiver planejando uma road trip mais longa, pesquise para obter a melhor tarifa de locação. Para evitar a cobrança de taxas por ultrapassar os limites de distância, compare as tarifas por quilometragem antes de fazer a sua reserva. Também é possível pagar uma tarifa adicional para aumentar o limite de quilometragem. Verifique a política de devolução para saber quando você deve deixar o veículo no estacionamento, pois algumas agências não permitem devoluções após o expediente. Como muitas locadoras funcionam 24 horas por dia, você deve devolver o veículo antes ou no mesmo horário em que o retirou para evitar cobranças adicionais.

2. Reserva de veículos para locação/strong>

Há diversas empresas de locação de veículos com boa reputação nos EUA, como a Alamo e Enterprise, que podem reservar o veículo perfeito para suas viagens, seja um carro híbrido com consumo de combustível eficiente ou uma minivan grande que comporte toda a família.

3. Contratação de seguro

As empresas de locação geralmente incluem em contrato o seguro mínimo obrigatório de acordo com o estado da locação. Você pode contratar outros planos de seguro para obter mais cobertura. Antes disso, verifique se a sua própria apólice de seguro cobre veículos alugados. Algumas operadoras de cartão de crédito também oferecem cobertura a veículos alugados. Ao contratar cobertura adicional com a locadora, a cláusula sobre danos gerais impedirá que você seja responsabilizado financeiramente se houver danos ao veículo locado em caso de batida, incêndio ou roubo. Também há uma opção de cobertura mais ampla para danos a veículos de terceiros.

As locadoras dos Estados Unidos oferecem assistência para o caso de perda de chaves, falta de combustível ou pneu furado nas estradas, mas algumas delas cobram tarifas adicionais por esses serviços. O número desses serviços constará nos documentos de locação. Por isso, tenha-os sempre em mãos.

Você será responsável pelo pagamento de multas por estacionamento indevido e infrações de trânsito durante o período de aluguel. Por isso, dirija com responsabilidade.

4. Preparação

Diversas locadoras permitem que motoristas com menos de 25 anos aluguem veículos mediante a cobrança de uma tarifa adicional. Para retirar o veículo, você precisa apresentar uma confirmação de locação (se houver feito a reserva com antecedência) e uma carteira de habilitação válida ou internacional (se a sua habilitação não estiver em inglês). Você também precisará apresentar um cartão de crédito ativo com o nome que consta na habilitação (mesmo que já tenha pagado pela locação) para fins de seguro.

5. Condução compartilhada 

Qualquer pessoa que estiver viajando com você e que possa dirigir deve acompanhar você à locadora de veículos, apresentar uma carteira de habilitação válida ou internacional e assinar o contrato de locação. Muitas locadoras de veículos cobram uma tarifa adicional por motorista adicional.

6. Retirada do veículo

Se for iniciar a road trip logo depois de chegar ao destino, pode ser útil fazer a sua reserva em uma das locadoras do aeroporto. Por outro lado, se pretender passar alguns dias no destino de desembarque, você pode deixar para retirar o veículo quando for iniciar sua viagem. Nas grandes cidades, há poucos lugares para estacionar e as tarifas cobradas são altas. Esperar para retirar o veículo pode economizar dinheiro e evitar problemas.

Ao retirar o veículo, inspecione-o por completo. Faça anotações e tire fotos da condição do veículo e verifique se o tanque está cheio e se há problemas mecânicos. Caso identifique algum problema, informe a locadora antes de sair do estacionamento.

7. Devolução do veículo

É necessário levar alguns aspectos em consideração antes de devolver o veículo alugado. Reserve tempo suficiente para evitar cobrança por atrasos, já que as filas para devolução podem ser longas. Você pode abastecer o tanque antes de devolver o veículo ou pagar uma taxa para que a locadora o abasteça após a devolução, mas lembre-se de que a taxa que as locadoras cobram por esse serviço geralmente são altas.

Para devolver o veículo, siga as placas de devolução da sua locadora. Antes de devolver as chaves, verifique se há itens pessoais no veículo e tire fotos para comprovar que o veículo está sendo devolvido em bom estado.

Este artigo foi elaborado pela Alamo.