Skip to main content
Comida saborosa em baton rouge

Louisiana

Lake Charles, Louisiana: culinárias cajun e creole autênticas, alem de destilados artesanais

Por: Samantha Crespo

LindseyJanies.com
1 of 1
  • States:
    Louisiana

Siga o itinerário se você quiser saborear as comidinhas típicas da região.

No Cajun Country da Louisiana, onde a belíssima Creole Nature Trail, que figura na lista de All-American Roads, margeia o litoral pantanoso do Golfo do México, a cidadezinha de Lake Charles é uma tentação repleta de frutos do mar fresquinhos e boudins caseiros – petisco tão amado que os moradores criaram para ele até uma trilha gastronômica! E, claro, foi criada também uma outra trilha para ajudar você a conhecer os fresquíssimos frutos do mar de Lake Charles. Siga o itinerário se você quiser saborear as comidinhas típicas da região e ainda conhecer uma destilaria que cria o rum americano ® usando somente ingredientes da Louisiana.

Dia 1: Frutos do mar fresquinhos

Marque uma excursão com um guia local para ir pescar no Golfo do México ou nos pântanos próximos a Lake Charles. Em seguida, pegue a Seafood Sensation Trail para conhecer os restaurantes locais especializados em frutos do mar recém-pescados. Restaurantes casuais, como o Seafood Palace e o Steamboat Bill’s, preparam lagostim, caranguejo, camarão, ostras e outros quitutes locais de um jeito simples e delicioso: fritos bem douradinhos, grelhados ou misturados a deliciosos gumbos. Entre os favoritos da área estão também o Pat’s on Henderson, que serve diversos tipos de peixe – experimente o vermelho grelhado ou o bagre crocante. No eclético Luna Bar & Grill, prove o prato chamado Abita Red Fish: a massa do empanamento que envolve o peixe, pescado horas antes, é feita com cerveja Abita Amber, fabricada na Louisiana.

Mais informações

Dia 2: Um delicioso boudin

Pense no boudin (pronuncia-se “bu-dã)” como algo parecido com uma linguiça. Na forma mais clássica, carne, arroz, cebola, pimentão e outros temperos são misturados e colocados dentro de uma tripa. É um petisco que os moradores adoram ter em todas as refeições ou comer só como tira-gosto. Dependendo do local, você pode encontrar boudin preparado com camarão, lagostim ou jacaré. A iguaria também pode ser defumada ou apimentada – forte ou fraca –, inclusive com jalapeño. Outros enrolam o boudin em formato de bolinho frito, especialidade que ficou conhecida como bolinhos de boudin.

Parte da graça do boudin é descobrir suas variedades nos açougues, mercados e até postos de gasolina de Lake Charles. Você também encontra boudin nos restaurantes, mas esses lugares simples fazem sua versão própria e caseira, defumando a própria carne e incitando os visitantes com um aroma irresistível. A Southwest Louisiana Boudin Trail passa por 25 desses locais – é só entrar no carro e ir.

Em sua forma mais clássica, o boudin é uma saborosa mistura de carne, arroz, cebola, pimentas e temperos.

Em sua forma mais clássica, o boudin é uma saborosa mistura de carne, arroz, cebola, pimentas e temperos.
View More

Dia 3: Destilados artesanais

Complemente a culinária do sudoeste da Louisiana com um toque da Bayou Rum, que cria artesanalmente destilados usando cana de açúcar, melado e, em certas variedades, mexerica. Reserve um tempinho para provar os destilados no bar de degustação e faça um tour guiado. Você conhecerá as receitas autênticas criadas pela destilaria da Bayou Rum e ficará por dentro de todo o processo, cujo destaque é um alambique tradicional de cobre. Reservando com antecedência, é possível até ajudar no envasamento do produto. 

Louisiana Spirits é a casa do Bayou Rum. Dê uma paradinha para fazer um tour guiado e provar os destilados produzidos com cana de açúcar e melado da Louisiana.

Louisiana Spirits é a casa do Bayou Rum. Dê uma paradinha para fazer um tour guiado e provar os destilados produzidos com cana de açúcar e melado da Louisiana.
View More
Mais informações

Como chegar

Localizado a apenas 2,5 horas a oeste do Lake Charles, o Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, no Texas, é destino de diversos voos internacionais diretos. Outras boas opções são o Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth (5 horas a noroeste de Lake Charles) e o Aeroporto Internacional Louis Armstrong New Orleans (a 3,5 horas de Lake Charles).

Explorar mais