Skip to main content
Um banquete cajun em Lake Charles

Louisiana

Lake Charles, Louisiana: autênticas culinárias cajun e creole, além de destilados artesanais

Por: Samantha Crespo

LindseyJanies.com
1 of 1
  • States:
    Louisiana

Siga esse roteiro de restaurantes inconfundíveis da região

No Cajun Country da Louisiana, onde a belíssima Creole Nature Trail, que figura na lista de All-American Roads, margeia o litoral pantanoso do Golfo do México, a cidadezinha de Lake Charles é uma tentação repleta de frutos do mar fresquinhos e boudins caseiros – petisco tão amado que os moradores criaram até uma trilha gastronômica para ele! E, claro, há outra trilha para ajudar você a conhecer os frutos do mar fresquinhos de Lake Charles. Siga esse itinerário se você quiser saborear as comidinhas típicas da região e ainda conhecer uma destilaria que cria o Rum® americano usando somente ingredientes da Louisiana.

Primeiro dia: frutos do mar frescos

Marque uma excursão com um guia local para pescar no Golfo do México ou nos pântanos próximos a Lake Charles. Em seguida, pegue a Seafood Sensation Trail para conhecer os restaurantes locais especializados em frutos do mar fresquinhos. Restaurantes casuais, como o Seafood Palace e o Steamboat Bill's, preparam lagostim, caranguejo, camarão, ostras e outras pescas locais de um jeito simples e delicioso: fritos bem douradinhos, grelhados ou misturados a deliciosos gumbos. Entre os restaurantes mais frequentados da região estão também o Pat's on Henderson, que serve diversos tipos de peixe – experimente o vermelho grelhado ou o bagre crocante. No eclético Luna Bar & Grill, prove o prato chamado Abita Red Fish: a massa do empanamento que envolve o peixe, pescado horas antes, é feita com cerveja Abita Amber, fabricada na Louisiana.

Mais informações

Segundo dia: o saboroso boudin

Pense no boudin (pronuncia-se bu-dã) como algo parecido com uma linguiça. Na forma mais clássica, carne, arroz, cebola, pimenta e outros temperos são misturados para rechear uma tripa. É um petisco que os moradores adoram saborear em todas as refeições ou comer só como tira-gosto. Dependendo do local, você pode encontrar boudin com camarão, lagostim ou jacaré. A iguaria também pode ser defumada ou apimentada (forte ou fraca) ou inclusive conter jalapeño. Alguns restaurantes enrolam o boudin em formato de bolinho frito, especialidade que ficou conhecida como bolinhos de boudin. 

Parte da graça do boudin é descobrir suas variedades nos açougues, mercados e até postos de gasolina de Lake Charles. Você também encontra o boudin nos restaurantes, mas esses lugares simples fazem sua versão própria e caseira, defumando a própria carne e incitando os visitantes com um aroma irresistível. A Southwest Louisiana Boudin Trail (trilha Boudin do sudoeste de Louisiana) passa por 25 desses locais – é só entrar no carro e ir.

Em sua forma mais clássica, o boudin é uma saborosa mistura de carne, arroz, cebola, pimentas e temperos.

Em sua forma mais clássica, o boudin é uma saborosa mistura de carne, arroz, cebola, pimentas e temperos.
View More

Terceiro dia: destilados artesanais

Complemente a culinária do sudoeste da Louisiana com um toque da Bayou Rum, que cria destilados artesanais usando cana-de-açúcar, melado e, em certas variedades, mexerica. Reserve um tempinho para provar os destilados no bar de degustação e faça uma excursão guiada. Você conhecerá as receitas autênticas criadas pela destilaria Bayou Rum e ficará por dentro de todo o processo, cujo destaque é um alambique tradicional de cobre. Reservando com antecedência, é possível inclusive participar do envasamento do produto. 

A Louisiana Spirits é a casa do Bayou Rum. Dê uma paradinha para fazer uma excursão guiada e provar os destilados produzidos com cana-de-açúcar e melado da Louisiana.

A Louisiana Spirits é a casa do Bayou Rum. Dê uma paradinha para fazer uma excursão guiada e provar os destilados produzidos com cana-de-açúcar e melado da Louisiana.
View More
Mais informações

Como chegar

Localizado apenas 2,5 horas a oeste de Lake Charles, o Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, no Texas, é destino de diversos voos internacionais diretos. Outras boas opções são o Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth (5 horas a noroeste de Lake Charles) e o Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans (3,5 horas a leste de Lake Charles).

Explorar mais