Skip to main content

Com localização central nas Rocky Mountains do norte do Novo México, Santa Fé atrai artistas, aventureiros, curiosos, praticantes de esqui e escritores para seus climas temperados e paisagem abundante.

Segunda cidade mais antiga do país e capital de estado mais antiga e de maior altitude (2.200 metros acima do nível do mar), a mais antiga cidade do Novo México conserva uma atmosfera sofisticada – o estilo de Santa Fé.

Combinação de autênticas culturas

Em Santa Fé, mercados coloridos ao ar livre, edifícios antigos (o Palace of the Governors, por exemplo, é a mais antiga construção pública continuamente ocupada do país), galerias de arte e museus ficam lado a lado com sofisticados restaurantes, badaladas casas noturnas e hotéis modernos. A praça no centro de Santa Fé é repleta de lojas modernas de todos os tipos situadas ao lado do mercado de arte nativa americana, que acontece sob o portal no Palace of the Governor.

Fora da cidade, os destaques incluem o Bandelier National Monument, que protege mais de 13 mil hectares de desfiladeiros e plataformas com petróglifos, habitações e construções das culturas indígenas que datam de mais de 11 mil anos. Ou viaje pela High Road to Taos, uma viagem de 170 km pelas Sangre de Cristo Mountains, repletas de aldeias coloniais espanholas e aldeias indígenas Pueblo, onde você pode visitar edifícios históricos e comprar artesanatos autênticos.

Museus surpreendentes

É claro que os museus e as galerias de Santa Fé oferecem uma mistura interessante de arte, cultura e história.

Alguns dos mais conhecidos são o Georgia O’Keeffe Museum, o Museum of International Folk Art e o New Mexico History Museum.

A Capela de Loretto, agora um museu e usada para casamentos, ficou conhecida por sua "milagrosa" escada em espiral. Diz a lenda que a hélice foi criada em três meses por um carpinteiro desconhecido sem o uso de qualquer suporte central ou pregos. Visite o imperdível santuário em Chimayo. Peregrinos caminham até a capela há séculos atrás de seus poderes de cura.

Retiro nas montanhas

Você encontrará infinitas oportunidades para caminhar, pedalar ou andar a cavalo nas montanhas que cercam Santa Fé; e escalada, balonismo, parapente e rafting nos rios próximos também são as atividades mais procuradas da região.

A região tornou-se conhecida pela qualidade de sua neve "seca", e a poucos minutos de Santa Fé você encontrará várias pistas de esqui. Trilhas pelas montanhas e colinas oferecem oportunidades para esquiadores cross-country e caminhadas com raquetes de neve.

As montanhas também oferecem retiros tranquilos. Quentes fontes geotérmicas oferecem conforto; você pode receber uma massagem ou desfrutar de tradicionais tratamentos do Sudoeste dos EUA ou do Sudeste Asiático em um spa de um dia ou resort local.

Sabores do Sudoeste

Depois de um dia nas montanhas, você vai precisar de pratos deliciosos para renovar as energias. Capital gastronômica do Sudoeste, Santa Fé é conhecida por seus pratos saborosos.

Os favoritos básicos locais incluem food trucks mexicanos na praça do centro da cidade, o pozole (ensopado de canjica), o churrasco e, é claro, molhos de pimenta vermelha e verde (conhecidos como "estilo Natal" quando servidos juntos). Você deve isso a si mesmo para se aventurar na Chocolate Trail em Santa Fé. Visite as docerias que circundam a área do centro histórico, e você encontrará tudo, desde os chocolates belgas mais sublimes a antigos elixires de estilo mesoamericano.

Site oficial de turismo de Santa Fé